Quando vamos fazer compras no mercado, uma das coisas mais importantes a se fazer é uma lista das coisas que precisamos comprar.

A falta de tempo e o excesso de informação nos fazem esquecer, por exemplo, da caixa de sabão em pó, se não houver uma lista.

Mudar de casa é algo que, obviamente, requer muito mais planejamento e organização do que ir ao mercado. Uma lista é imprescindível para não nos esquecermos de todos os passos que precisamos cumprir para que a mudança seja um sucesso.

Por isso, veja uma lista de coisas para fazer 30 dias antes da mudança:

 

30 dias antes

Contrate uma empresa experiente e que se encaixe em suas necessidades e no seu bolso.
 Quer economizar? Pegue caixas de papelão no mercado e embale você mesmo. Nem pense em alugar um reboque e fazer você mesmo a mudança porque o prejuízo pode ser enorme.

Aqui na Danisa Transportes, você solicita um orçamento com todos os dados de sua mudança, recebe cotação e agenda nossos serviços sem a necessidade de pagamento antecipado. Nosso atendimento é focado em atender a sua necessidade, trabalhando em total parceria com você.

 

 

25 dias antes

Estoque materiais. Pense em todas as coisas que você vai levar e verifique a quantidade de caixas e tamanhos.

Além das caixas, é necessário comprar fita adesiva para fechar as caixas e obter embalagens especiais para os objetos frágeis. Você pode comprar plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou usar jornais para proteger objetos como louças, vasos, quadros, etc.

 

20 dias antes

Deixar o passado para trás. Tem roupas no seu armário que estão paradas há anos? Separe todas e faça doações a quem precisa.

Essas roupas só serão um peso a mais na mudança e não te servirão de nada. Brinquedos e móveis não usados também devem ser doados.

 

15 dias antes

Embale com antecedência. Para evitar stress e o esquecimento de algumas coisas importantes, comece a embalar seus objetos algumas semanas antes do grande dia.

Monte as caixas e comece a embalar as coisas que você não vai precisar inicialmente. É comum, em mudanças, encontrar a caixa de talheres e pratos no quarto.

Evitar isso é fácil, embalando por cômodo e escrevendo em cada caixa o nome do ambiente. As roupas você pode colocar em malas de viagens e levá-las em seu carro. Isso deixará mais espaço no caminhão para colocar as coisas que são realmente necessárias.

Coloque em cada caixa números de 1 a 3 (sendo 1 pouca prioridade e 3 grande prioridade). Assim, quando estiver na nova casa, será mais fácil discernir o que desembalar com mais rapidez. Deixe as caixas abertas e feche-as somente faltando 4 dias para a mudança.

 

10 dias antes

Mudar endereços. Solicitar o desligamento e transferência da TV a cabo, do telefone e internet para não ficar sem esses serviços tão importantes hoje em dia.

Não deixe, também, de alterar os endereços de correspondências como banco, plano de saúde e assinaturas de revistas e jornais para que cheguem ao local certo. Pagar multa porque a conta não chegou ao destino certo antes do vencimento é um desperdício de dinheiro que ninguém quer ter.

 

9 dias antes

Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança. Esse período já é difícil e a presença de animais pode tornar tudo mais difícil de ser organizado.

 

8 dias antes

Separe coisas importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos, talões de cheque, dinheiro e etc, tudo deve ser levado com você para evitar transtornos.

Coloque em uma caixa separada, escreva “levar no carro”, e no dia, leve você mesmo. Caso tenha um cofre, guarde tudo nele para o transporte.

 

7 dias antes

Kit sobrevivência. Faltando um semana para mudar, separe as coisas que serão necessárias para usar, enquanto a casa ainda estiver uma bagunça.

Separe um kit com utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos. Assim, facilita seus primeiros dias, enquanto a casa está sendo organizada.

 

6 dias antes

Não se esqueça de verificar os horários para mudanças. Caso more ou vá mudar para condomínio, notifique o responsável e não deixe para última hora. Chegar com o caminhão cheio de coisas para descarregar sem horário marcado, pode lhe gerar custos extras por falta de organização.

 

5 dias antes

Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Já que a casa é nova, nada mais justo do que estar tudo limpinho e parecendo novo. Deitar-se numa cama com um edredom cheiroso e limpo é uma sensação maravilhosa após dias de stress.

 

4 dias antes

Verifique todas as caixas para ver se as etiquetas de cômodo e prioridade estão corretas. Veja se o peso dos objetos está de acordo com a caixa para que a caixa não rasgue no caminhão.

 

3 dias antes

Defina as responsabilidades de cada membro da família. Se necessário, busque ajuda de amigos ou de sua diarista.

Ao final da mudança, você pode dar uma gratificação à eles, como um móvel que não será mais usado ou um eletrodoméstico. Caso não haja, ofereça um jantar quando a nova casa estiver organizada. É sempre bom agradecer, mesmo que com pequenos gestos, quem nos ajuda.

 

2 dias antes

Desligue a geladeira e o freezer. Deixe as portas abertas para que degelem e, após isso, passe um pano limpo para secá-los totalmente. Isso evita o mofo em seus eletrodomésticos.

Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança.

 

1 dia antes

Desligue todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam todos em temperatura ambiente no dia da mudança. Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso. Antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados à ele para saber depois a ordem de todos. São tantos fios que acabamos nos confundindo quanto o lugar de cada.