O tempo de uma mudança não deve ser considerado somente pelo aspecto referente à distância entre locais de origem e fim.

Vários outros pontos devem ser observados para estimar o tempo para se concluir uma mudança.

Tem curiosidade? É isso o que veremos neste artigo. Acompanhe!

 

O processo de mudança

Uma mudança envolve várias etapas e atividades que demandam tempo e preparação para que o cliente seja bem atendido.

Se considerarmos somente o tempo de deslocamento entre locais – de coleta e de entrega –, estaremos levando em conta apenas o transporte. Porém, esse tipo de atividade envolve outras fases que acabam impactando no tempo total de mudança como veremos a seguir:

 

 

Preparação  

Uma preparação adequada pode levar um dia ou mais, dependendo da complexidade de itens a ser organizados e embalados, assim como acesso ao local.

Além disso, é necessária a identificação de todas as embalagens e disponibilizar da melhor forma para facilitar o carregamento da mudança.

 

Realização do carregamento

Normalmente, ocorre em um dia completo ou parte, mas pode se estender por um período maior.

Isso porque, normalmente, as mudanças são realizadas durante o dia. Além disso, podem ocorrer restrições quanto a horários de carga e descarga. Ou até mesmo quanto a acesso a determinado local, bem como inexistência de elevadores e/ou necessidade de içamentos de itens como pianos ou móveis de maior porte.

Outro fator que impacta nesta etapa é o volume da mudança, isto é, a quantidade de itens a ser transportados.

 

Tempo de transporte

O tempo de transporte entre os locais de origem e destino está relacionado diretamente à distância e complexidade logística identificada.

Mudanças podem ocorrer em um mesmo Bairro, Cidade, Estado e País, ou não. É fator determinante para definir o tempo de transporte.

Por exemplo, para um mesmo bairro e cidade, o transporte ocorre normalmente de forma rápida e impacta diretamente na finalização dinâmica da descarga da mudança.

Em contrapartida, mudanças interestaduais ou internacionais exigem uma logística mais complexa, muitas vezes com necessidade de armazenagens em locais específicos e até mesmo transferência de mudança entre empresas transportadoras diferentes.

 

Descarga da mudança

Normalmente, como analisado anteriormente deve ocorrer no mesmo dia, porém pode ocorrer de ser necessário utilizar mais de um dia, dependendo de alguns fatores, como restrições de horários de carga e descarga.

O volume da mudança também pode impactar no tempo de descarga. Além disso, a distância é o grande diferencial para planejar o momento exato da descarga.

 

Montagem e organização

Pode ocorrer no mesmo dia da descarga, ou no dia seguinte, dependendo das regras de acesso de prestadores de serviços ao local, como horários e dias estabelecidos.

Um fator que pode determinar menor tempo de montagem é quando tudo está bem organizado e descarregado nos cômodos corretos, visando facilitar o manuseio e arrumação dos itens.

 

Concluindo…

Como vimos, o cálculo de tempo para se considerar num processo de mudança envolve vários fatores que impactam desde seu início até o final. O tempo de transporte nem sempre é o que causa maior impacto, devendo ser levado em consideração.

Ao destacar todos os aspectos relacionados neste artigo, podemos determinar um tempo aproximado de mudança, para cada caso específico.

Quer simplificar seu processo de mudança? A Danisa Transportes possui uma estrutura excelente e que pode garantir que sua mudança ocorra no menor tempo possível, sempre com foco na segurança e zelo por seu patrimônio.