Decidiu mudar de cidade, mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo que a gente vai te dar algumas dicas!

Se você, assim como muitos, não é muito fã de fazer mudanças, quando falamos em mudar para outra cidade tudo parece ainda mais complicado, não é mesmo?

Mas se você seguir as dicas certas esse processo pode ser tornar um pouco mais fácil.

Tudo começa pela decisão de mudança. Escolher a cidade; procurar informações sobre sua cultura, política, economia, gastronomia; verificar a média de preço dos alugueis, se for o caso; do transporte público, caso você faça uso; custo de vida.

Nessa hora use e abuse da internet para se cercar do maior número de informações e dicas sobre a cidade que você conseguir coletar.

Enfim, há uma lista básica de tarefas que você deve realizar antes de concretizar a mudança para outra cidade.

Itens vistos, lista cumprida, é hora de colocar a mão na massa e seguir para as partes mais práticas da mudança. Mas o que você deve fazer? Vamos explicar!

Antes de começarmos as dicas, um lembrete básico e que pode parecer meio óbvio, mas é sempre importante: tente organizar tudo com antecedência!

Preparativos: o que devo fazer antes da mudança?

Além da dica sobre estudar o destino, ao tomar a decisão de mudar para outra cidade, um dos primeiros passos é realizar o cancelamento dos serviços. Contas de água, luz, telefone, internet devem ser canceladas e desinstalas assim que possível.

Lembre-se também de:

  • Verificar a voltagem da eletricidade da cidade para a qual você está indo para saber se será necessário adaptar os seus eletrônicos;
  • Comunicar sua mudança de endereço às empresas das quais você recebe correspondência;
  • Começar a separar os itens que você deseja levar, aqueles indispensáveis. Dica: é uma boa hora pra praticar o desapego!;
  • Se for mudar com os filhos é bom começar a pesquisar sobre as opções de escolas;
  • Se possível visite a cidade antes de ir para morar;
  • Converse com moradores do lugar.

Essas são algumas dicas e lembretes básicos, mas esses tópicos podem variar de acordo com suas necessidades.

Como a mudança será feita?

Caso sua mudança seja permanente, a melhor opção pode ser contratar uma empresa de mudança. Escolha uma empresa bem conceituada para que seus pertences cheguem sem nenhum item avariado ou perdido. Mesmo que o orçamento seja um pouco maior vale a pena optar por uma empresa de qualidade.

Hora de empacotar

Decidida a empresa é chegado o momento de uma das partes mais temidas da mudança: o empacotamento. Siga a dica do desapego e comece separando o que realmente será necessário estar na casa nova.

O ideal é empacotar os itens cômodo por cômodo, principalmente se sua casa atual for grande. E, além disso:

  • Reúna caixas de papelão de diversos tamanhos;
  • Coloque itens similares dentro da mesma caixa;
  • Separe os itens que você ainda precisará usar até o dia da mudança;
  • Utilize plástico bolha em objetos frágeis e identifique as caixas nas quais eles estão para que os funcionários da empresa, se for o caso, tomem um pouco mais de cuidado durante o transporte.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar. Agora é só partir para a ação e depois desfrutar a cidade nova.